(85) 3039-4258

(85) 98130-4258

Zé Barbeiro

A HISTÓRIA DO ÓLEO DE BARBA PELO MUNDO | UM GUIA COMPLETO

Quando foi que o Óleo de Barba surgiu na história da humanidade? Do que ele é feito? Quem tem pele oleosa pode usar? Um óleo mais viscoso hidrata mais?

A HISTÓRIA DO ÓLEO DE BARBA
Tem que ache que a barba é uma moda passageira e que produtos como o óleo de barba foram inventados só agora pra condicionar e hidratar os fios. Só que essa é uma invenção bem mais antiga.
É só lembrar que homens têm pelos crescendo na cara desde que a gente existe, né?

Na Mesopotâmia antiga, por volta de 3000AC, as barbas longas eram a regra. E elas eram bem estilizadas.

Era comum homens de classes mais altas tingirem suas barbas com hena e depois pulverizá-las com pó de ouro ou ornamentá-las com tecidos. As barbas dessa época eram meticulosamente e artisticamente enroladas.

O trabalho que dava pra manter a barba tão bem arrumada assim é a origem do óleo de barba. Acredita-se hoje que o óleo de semente de gergelim era o principal usado por ser o mais disponível na época e naquela região. Ele era usado pra hidratar, reparar os fios (e matar piolhos).

Os gregos achavam suas barbas um sinal de masculinidade. Tanto que quando um menino começava a ter barba, ele não tinha mais permissão de cortar os cabelos até que a barba crescesse em homenagem a Apollo, o deus do sol.


E nesse período eles usavam óleo de mamona (ou óleo de rícino), conhecido por fazer o pelo crescer mais forte e saudável.

Já no Império Romano, os homens costumavam andar bem barbeados, só que o primeiro barbear era um evento especial pra família. Praticamente um ritual religioso.

Por isso os meninos esfregavam azeite de oliva no rosto assim que a barba começava a crescer pra ela estar bem hidratada quando chegasse a cerimônia do primeiro barbear.


Já em 1783, durante período Vitoriano, um barbeiro de Londres, Alexander Rowland, inventou o Óleo de Macassar, vendido pra hidratar os cabelos.

E esse óleo estourou em popularidade em 1860, quando os homens começaram a usá-lo em suas barbas e bigodes.
Na década de 30 começaram a surgir os primeiros óleos feitos especialmente pra barba usando óleos mais leves como argan, jojoba e semente de uva, presentes na maioria dos bons óleos de barba de hoje.

POR QUE O ÓLEO DE BARBA É TÃO NECESSÁRIO?
Os pelos da barba são normalmente mais grossos e secos que o seu cabelo. Eles também têm um formato diferente – mais achatado – que faz com que enrolem com mais facilidade.
Por isso que quanto maior a sua barba fica, mais ressecada ela pode ficar. É que ela vai se distanciando da hidratação natural da pele. E é aí que entra o óleo de barba.
É muito importante você procurar por um óleo que seja 100% vegetal, nada de silicones.
O silicone não tem nenhuma função de hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele apenas cria uma película em torno dos fios, uma espécie de maquiagem pra parecer mais hidratado e que é difícil de ser removida. Ele ainda pode obstruir os poros não deixando a pele respirar.

ÓLEO VISCOSO X LÍQUIDO?
Ao contrário do que muita gente pensa, a viscosidade não está ligada ao poder de hidratação do óleo.
Não é porque um óleo é mais denso, mais grosso, que ele vai hidratar mais. Os óleos de jojoba e semente de uva, por exemplo, são super hidratantes e com uma densidade leve, eles são líquidos. Isso pode ajudar na absorção e também evitar aquela sensação de engordurado na pele.

Muitos óleos extremamente viscosos podem ser assim só porque têm algum silicone na fórmula.

COMO USAR UM ÓLEO DE BARBA
A maneira clássica de se usar um óleo de barba é bem simples: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra.
Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas.
Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente de madeira ou escova pra distribuir de maneira mais uniforme o óleo por toda a barba.

1001 UTILIDADES
Com tantos benefícios, o óleo de barba é excelente pra ser usado também em áreas mais ressecadas da pele como cotovelos e ele pra proteger as unhas.

Você pode usar o óleo logo depois do balm de barba pra dar uma turbinada na hidratação.
Outra maneira é misturar umas gotas de óleo no condicionador de barba durante o banho e deixar agindo alguns minutos antes de enxaguar. É excelente pra recuperar barbas extremamente ressecadas, principalmente nos dias mais frios ou com clima mais seco.
Sobrou um pouco de óleo nas mãos? Você pode terminar de aplicar nas pontas secas dos cabelos ou nas sobrancelhas pra deixá-las mais alinhadas. Funciona que é uma beleza.

E você? Tem seu jeito próprio de usar seu óleo de barba? Conta aqui nos comentários!

Acompanhe

IMPOSTO SOBRE BARBAS? SIM, ELE JÁ EXISTIU.

Na história da humanidade a barba já foi considerada sinal de força, de virilidade, de sabedoria, de riqueza…
E quem pensa que a barba t…

- Leia Mais -

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Agende

Data atual: 16/01/2021 05:53:29
Dia da semana atual: sbado
6Semana inteira:teste: domingo01-10-2021 a 01-16-2021

Selecione um serviço

Selecione uma data

JUNHO - 2020
<
10
dom
11
seg
12
ter
13
qua
14
qui
15
sex
16
sáb
17
dom
18
seg
19
ter
20
qua
21
qui
22
sex
23
sáb
24
dom
25
seg
26
ter
27
qua
28
qui
29
sex
30
sáb
31
dom
01
seg
02
ter
03
qua
04
qui
05
sex
06
sáb
07
dom
08
seg
09
ter
10
qua
11
qui
12
sex
13
sáb
14
dom
>

Serviço / Data

Horário / Barbeiro

Dados / Confirmação

Contato

(85) 3039 - 4258
(85) 98130 - 4258

Rua Osvaldo Cruz, 1266
Aldeota - Fortaleza - CE

segunda a sexta: 09:30 às 20:00

sábado: 09:00 às 18:00