É bem normal uma barba ter a cor diferente do cabelo. Mas por que isso acontece?
E quando ela fica branca? Sabia que quem tem barba ruiva é praticamente um mutante? E o que você pode fazer pra manter a cor natural?
Bom, desde cedo alguns barbudos vão percebendo que que a barba tinha uma cor diferente do seu cabelo. Acontece que isso é bem normal e acontece muito mais do que a gente pensa. Sem contar que a barba com a cor diferente do cabelo fica bem estilosa.
O QUE CAUSA A COR DIFERENTE? Os pelos do nosso corpo são bem diferentes dos cabelos que crescem na cabeça. Eles fazem parte de grupos distintos e por isso podem variar de textura, formato, velocidade de crescimento e, claro, também a cor.
Na raiz de cada fio tem células chamadas melanócitos. Elas funcionam como uma fábrica de pigmento natural que produz a melanina que é responsável pela cor dos pelos, barba e cabelo.
Tem basicamente dois tipos de pigmentos sendo produzidos ali:
Eumelanina: que dá os tons mais escuros. Feomelanina: que determina a cor mais clara. Produzimos todos eles juntos. O que varia é a quantidade e combinação de cada um.
E como a barba é de um grupo de pelos diferente dos cabelos, essa mistura entre eumelanina e feomelanina também pode ser diferente.
Por isso que você pode ter a barba com uma cor diferente do seu cabelo.
E A BARBA BRANCA? Com o passar do tempo essa produção toda de melanina vai diminuindo. E desse jeito os seus pelos vão perdendo a cor original até ficarem brancos.
Barba Branca
Isso acontece com todo mundo e a sua genética é que vai determinar quando, em que intensidade e em que região do corpo isso vai acontecer primeiro.
RUIVOS E MUTANTES Barba Ruiva
A pigmentação do cabelo vermelho é causada por uma mutação em um gene que os pesquisadores chamam de MC1R. E uma pessoa pode ter dois desses genes mutados ou apenas um. E isso faz com que existam dois tipos de barbudos ruivos:
AQUELE TODO RUIVO Tem os dois genes MC1R. Cabelos ruivos na cabeça e uma barba igual para combinar.
Diferentes tons de vermelho ainda são possíveis aqui. Só 2% da população tem essa proporção.
SÓ A BARBA RUIVA Quando se tem apenas um desses genes, você pode ter cabelos vermelhos em lugares aleatórios em seu corpo – incluindo sua barba.
É importante lembrar que nem sempre aqueles fios avermelhados da barba são por conta dessa mutação genética. Um excesso de feomelanina pode contribuir para esses pêlos vermelhos aleatórios.
O QUE MAIS PODE INFLUENCIAR A COR A cor do cabelo ou dos fios da barba também pode variar com a exposição ao sol. É bem normal os fios ficarem mais claros.
Além disso uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode deixar a barba sem brilho e com aspecto pouco saudável. Sua barba também é o que você come!
TINGIR OU NÃO TINGIR? Cara, se a cor natural da sua barba incomoda tanto ou você tá doido pra ver como ela ficaria de outra cor, vai em frente.
Procure um profissional do Zé Barbeiro pra fazer isso. Lembre-se que tintura pode danificar os fios da barba e que a pele do rosto é mais sensível que o couro cabeludo. Todo cuidado é pouco.
No final o que faz a diferença mesmo é manter a barba sempre bem cuidada, limpa e hidratada. E pra isso não tem muito segredo bas visitar a gente com frequencia.
COMO CUIDAR DA BARBA E DA COR Não importa o seu mix de eumelanina, feomelanina, MC1R, R2D2, C3PO ou o que for. Um bom shampoo de barba é o cuidado básico que todo barbudo deve ter.
Se sua barba já não tem nenhum deles, tem shampoo específico pra barba branca que ajuda a evitar o amarelamento causado por fumaça e poluição.
Um bom shampoo para barba tem pH fisiológico e é feito para o rosto, diferente de um shampoo convencional de cabelo. Assim ele não resseca a pele e hidrata melhor os fios que são mais grossos e normalmente mais ressecados.
Outro cuidado importante é a hidratação. Use bom óleo para barba diariamente. Além de hidratar ele cria uma camada protetora e devolve o brilho e a maciez, seja sua barba preta, marrom, loira, ruiva, branca ou azul.
E aí? Qual a combinação de cores que você tem no cabelo e barba? Conta aí nos comentários.